E aí que se não houver uma preparação, uma organização, uma comunicação prévia bem feita, seu resíduo corre o risco de ficar sentadinho esperando alguém aparecer com uma solução em Logística Ambiental…
E aí que se não houver uma preparação, uma organização, uma comunicação prévia bem feita, seu resíduo corre o risco de ficar sentadinho esperando alguém aparecer…
A ideia aqui é compartilhar a importância da sua participação no processo, você que é o responsável pela solicitação de coleta dos itens pós-consumo que a empresa está descartando.
Na logística, digamos, convencional é tranquilo quando uma compra é feita, seja presencial ou virtualmente, pois os itens comprados são embalados, a nota fiscal é emitida, uma transportadora ou courier é chamado e sua compra chega no seu endereço, podendo inclusive ser recebida por outra pessoa. A nota fiscal chega certinha, a embalagem é original de quem lhe vendeu, e não há nenhuma preocupação com agendamento, por exemplo.
Aí, você tem um toners, ou algumas lâmpadas ou pilhas, talvez baterias ou EPIs, possivelmente uniformes ou calçados, quem sabe itens que precisam ser destinados com a documentação adequada, enfim, tem “coisas” que precisam ser retiradas em algum momento. Simples, não é? Basta contatar, por exemplo, a ADS Logística Ambiental! Pode ser por email, pode ser pelo whatsapp, pode ser até por telefone, ou ainda pode ser que a empresa que negociou contigo que fará a retirada e a destinação seja responsável pela contratação da ADS Logística Ambiental.
Porém, nosso maior desafio começa aqui, quando chega a solicitação da coleta. Desafio porque quem faz a solicitação muitas vezes esquece que existe toda uma preparação para que a operação aconteça. São comuns feedbacks como:
“Meu sistema não emite nota fiscal para destinação.”
“Estou em home office e precisa agendar a retirada para outro dia.”
“O galpão está sendo concretado e não tem como entrar hoje.”
“A transportadora não quis esperar e emissão da nota fiscal.”
“A segurança não autoriza a entrada do veículo com outras coisas dentro.”
Pior, isso acontece quando chegamos ao local para coletar! Não há informação prévia, não há comunicação adequada, só a pressa para que a coleta ocorra e o famoso “tá tudo certo, é só chegar lá e procurar tal pessoa”. Sim, nós também somos corresponsáveis pelo sucesso da coleta, e procuramos sempre obter as informações completas e nos organizamos para que as especificidades de cada cliente sejam consideradas no atendimento.
Lembrando sempre da diferença gigantesca entre a logística dita normal e a logística reversa: na ida tudo é mais fácil, enquanto na volta precisa de nota fiscal, precisa de embalagem de transporte adequada, precisa de agendamento, precisa de documentação, precisa de liberação na portaria, precisa de gente para liberar o material coletado, precisa combinar a frequência do atendimento e não pedir depois que o estoque já está abarrotado de itens descartados, precisa atentar para que a nota fiscal de remessa esteja endereçada ao operador e não a quem lhe vendeu o produto quando novo, e tantas outras ações que contribuam para o bom andamento da operação.
Senão, o que você tanto precisa descartar de maneira adequada, documentada e sustentável corre o risco de ficar sentadinho e com olhos tristes como o cãozinho da foto!
Quer saber como sua empresa pode ser atendida pela ADS Logística Ambiental?
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