ADS Logística Ambiental

  • HOME
  • QUEM SOMOS
  • O QUE FAZEMOS
  • BLOG
  • WIKI
  • CLIENTE
  • OPERADOR
  • CONTATO
ESG
ADS Logística Ambiental
terça-feira, 19 abril 2022 / Publicado em Inovação, Notícias

O dilema do ESG prova o valor dos negócios sustentáveis

À medida que os investidores questionam o valor do ESG, Mandi McReynolds, chefe do Global ESG, Workiva, descreve três etapas para vincular a sustentabilidade e a criação de valor comercial

As evidências sugerem, de forma esmagadora, que as empresas que acertam sua proposta ESG podem criar mais valor comercial. Ao prestar atenção às preocupações ESG, as empresas não comprometem seus retornos – muito pelo contrário.  

Mas mesmo quando o argumento para uma proposta ESG forte se torna mais convincente, uma compreensão de como os critérios ESG se relacionam com a criação de valor geralmente é menos abrangente. Isso pode levar a preocupações e desconfiança dos investidores. De acordo com uma pesquisa recente da Workiva , 52% dos investidores do Reino Unido acham difícil confiar nas ações de uma empresa e no que dizem, quando se trata de meio ambiente e sociedade.  

Nesse cenário, as empresas seguem uma linha tênue: devem mostrar-se ativamente como boas cidadãs corporativas, ao mesmo tempo em que provam que qualquer investimento em sustentabilidade aumenta o desempenho dos negócios. Então, como as empresas podem acertar esse ato de equilíbrio e abordar as preocupações das partes interessadas? 

O debate em torno de ESG e seu verdadeiro valor fiscal 

Há muita discussão na comunidade de investidores sobre a importância do ESG para a viabilidade futura de uma empresa.  

Alguns ecoam a opinião de Larry Fink de que é fundamental para o sucesso a longo prazo. Kevin O’Leary, capitalista de risco e empresário, fundador da O’Leary Ventures e conhecido como um dos investidores apresentados na série de TV americana Shark Tank, resumiu em uma conversa recente sobre ESG e capitalismo: scam mais… Se você não mostrar às pessoas que você se importa com ESG e sustentabilidade, elas não se importarão com você. Toda empresa precisa saber disso.” Por outro lado, outros acham que as empresas podem estar indo longe demais com o ESG – fixando-se na sustentabilidade e desviando os olhos da bola quando se trata de gerar lucros comerciais. 

Essa é a dificuldade do capitalismo de stakeholders. É um equilíbrio entre fornecer retornos duráveis ​​para os acionistas no longo prazo e priorizar as principais questões materiais de ESG que são importantes para outras partes interessadas, como funcionários, reguladores e comunidades. Os retornos ESG podem não ser imediatos. Pode levar tempo: as empresas precisam de tempo para se ajustar às grandes mudanças pelas quais a economia está passando, como descarbonização ou mudanças na economia gig no local de trabalho, para ver o impacto dessas mudanças e determinar como as regulamentações ou o comportamento da força de trabalho podem afetar a estratégia de negócios e prioridades de investimento.   

Os desafios de vincular ESG ao valor do negócio 

A maioria das empresas já está ativa no ESG – com uma estratégia em vigor e o progresso sendo monitorado. No entanto, muitas empresas ainda não identificaram, registraram e vincularam essa atividade à criação de valor comercial.

Em alguns casos, as ações de uma empresa podem ter benefícios óbvios e fáceis de medir. Por exemplo, reduzir o consumo de energia do escritório para reduzir custos é claramente bom para o resultado final. Mas como uma empresa mede e comprova o valor de algo tão intangível quanto reduzir o risco da cadeia de suprimentos ou melhorar os níveis de satisfação de seus funcionários? 

À medida que investidores, conselhos e partes interessadas examinam cada vez mais a ligação entre ESG e criação de valor, as empresas com três etapas principais podem demonstrar como seu compromisso com a sustentabilidade está beneficiando o negócio.

1. Concentre-se nos tópicos ESG que mais importam

Para obter clareza sobre ESG como um gerador de valor para o negócio, é vital que as organizações comecem realizando uma avaliação de materialidade para identificar onde estão suas prioridades. Mapear isso fornece clareza sobre o que é importante para as operações, quais questões ESG são mais importantes para seus stakeholders e qual história ESG precisa ser contada.

2. Identifique os direcionadores de valor do negócio

Depois que as prioridades ESG forem identificadas, as equipes de finanças e ESG devem trabalhar juntas para determinar as principais estratégias de negócios resultantes ou geradores de valor para se concentrar no avanço. Por exemplo, se o estabelecimento de práticas empresariais responsáveis ​​surgiu como um tema prioritário na avaliação de materialidade, o foco pode estar na preparação para uma economia de baixo carbono. Nesse caso, as finanças podem começar a identificar a conexão entre as iniciativas de baixo carbono e o impacto nas avaliações das empresas, enquanto a equipe ESG supervisiona o processo de teste de risco climático e continuidade dos negócios.

Ao delinear os principais geradores de valor de negócios, as equipes podem concentrar seus esforços na atividade ESG que oferecerá a verdadeira criação de valor e comunicar isso às partes interessadas .

3. Revise e atualize a cadeia de valor

Por fim, é importante combinar os esforços ESG com a cadeia de valor. Idealmente, isso significa trabalhar em toda a cadeia de valor para vincular atividades-chave às questões materiais relevantes mais impactadas por elas. Pensando em compras e terceirização, por exemplo, uma empresa deve mapear as principais atividades – da integração de dados à gestão de fornecedores – e considerar as questões afetadas por essas atividades, como segurança de dados e operações sustentáveis.

Ao dar um passo adiante para considerar os ODS relevantes da ONU, como reduzir a desigualdade ou garantir padrões de produção sustentáveis, uma empresa pode intensificar as ações que está tomando para melhorar sua cadeia de suprimentos, operações, produtos ou serviços e o envolvimento do cliente como parte de sua compromisso com as metas globais de sustentabilidade. 

Em vez de esperar que os investimentos ESG paguem dividendos no futuro, as empresas podem tomar essas medidas agora para vincular os investimentos ESG à criação de valor comercial e comunicar isso proativamente a seus stakeholders. Isso será crucial se uma empresa quiser aliviar as preocupações de qualquer parte interessada desde o início, principalmente entre os investidores que se inclinam para uma mentalidade de ‘priorizar ESG dentro da razão’.

FONTE: https://sustainabilitymag.com/esg/the-esg-conundrum-proves-the-value-of-sustainable-business

Marcado em: ADS, ADS Logística Ambiental, economia circular, esg, Logística, logística reversa, sustentabilidade

Leia a seguir

A diferença entre preço, custo, projeto e “proposta”…e o desafio de explicar isso!
economia circular
Como os países estão se esforçando para construir sua economia circular
Muito obrigado pela sua confiança e pelo seu apoio!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • A diferença entre preço, custo, projeto e “proposta”…e o desafio de explicar isso!

    Por Adalberto Panzan JR. – Fundador e CEO...
  • Muito obrigado pela sua confiança e pelo seu apoio!

    Eu certamente não conheço a todos pessoalmente,...
  • descarte

    Desvendando o panorama do descarte de plástico no Brasil

    Ao analisarmos os dados recentes sobre o descar...
  • ONU

    Alerta das agências da ONU: Crescimento alarmante do lixo eletrônico

    Gostaríamos de chamar sua atenção para um alert...
  • água

    Dia Mundial da Água

    O corpo humano é composto principalmente de águ...

ARQUIVOS

  • março 2025
  • maio 2024
  • abril 2024
  • março 2024
  • fevereiro 2024
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • março 2022
  • janeiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • março 2020

CATEGORIAS

  • Inovação
  • Logística
  • Meio ambiente
  • Notícias
  • Reciclagem

Alameda Araguaia 3858 - Alphaville Industrial - Barueri - SP - CEP 06455-000
Whatsapp/Celular: 11 94771-8282 | Telefone: 11 3765-1551
Email: contato@adslogisticaambiental.com.br

© ADS Logística Ambiental. Todos direitos reservados | Desenvolvido por TR Designer.

TOP
WhatsApp us