ADS Logística Ambiental

  • HOME
  • QUEM SOMOS
  • O QUE FAZEMOS
  • BLOG
  • WIKI
  • ÁREA DO CLIENTE
  • CONTATO
ADS Micrologistica
sexta-feira, 12 novembro 2021 / Publicado em Logística, Meio ambiente

Sustentabilidade, bom para os negócios e a moral diz SkyCell

Nico Ros, CTO e cofundador da SkyCell, sobre como as práticas sustentáveis na indústria farmacêutica podem ser tão boas para as margens como para a moral

As crescentes preocupações dos consumidores em torno de questões ambientais e sociais significam que a sustentabilidade está cada vez mais no topo da agenda dos governos e das empresas. Estas últimas podem frequentemente recear que os esforços para melhorar a sustentabilidade da concepção, fabrico, operações e logística dos seus produtos sejam “mais problemáticos do que valem” e que, de forma crucial, possam prejudicar os seus resultados.

Mas este é um medo que precisam ultrapassar. No seguimento da adoção generalizada da concepção de produtos e serviços centrados no utilizador, que tem estado no centro da atual fase de transformação digital, a próxima grande tendência na concepção deverá centrar-se na sustentabilidade – particularmente na indústria farmacêutica.

Apesar dos receios, é possível a uma organização encontrar um equilíbrio entre altruísmo e rentabilidade quando se trata dos seus esforços de sustentabilidade.

Reutilizar e reciclar

No auge da pandemia, a cadeia global de abastecimento viu-se confrontada com a manipulação do rápido envio de milhões de vacinas, em contentores seguros, protegidos e com temperatura controlada. Uma das soluções mais inovadoras para esta situação foi o recipiente híbrido – um recipiente “inteligente” capaz de monitorizar a temperatura do seu conteúdo. Para além das suas capacidades inteligentes, que reduzem as emissões de CO2, estes contentores são quase inteiramente feitos de materiais recicláveis, minimizando assim os resíduos plásticos. São também – criticamente – reutilizáveis.

Esta é uma consideração importante para qualquer empresa que procure introduzir um design mais sustentável – desde a concepção de um produto ao longo de todo o seu ciclo de vida. A longo prazo, o material mais barato será sempre um material que pode ser reutilizado. Por conseguinte, vale a pena criar um mecanismo através do qual se possa recuperar um produto no final da sua vida útil natural.

Também é importante que as empresas considerem como incentivar os seus clientes a comportarem-se de uma forma mais sustentável. Por exemplo, se uma empresa farmacêutica se limitasse a eliminar, em vez de reutilizar os seus recipientes quando chegassem ao seu destino, a empresa teria de gastar mais dinheiro a comprar novos recipientes de cada vez e o impacto ambiental estaria sempre a aumentar.

Equilibrar os compromissos e custos dos ESG

A maioria das empresas estabelecem hoje metas ambientais como parte dos seus esforços ESG (ambientais, sociais e de governança empresarial), para mostrar o seu empenho na redução do carbono, por exemplo, e as medidas que estão a tomar para cumprir os objetivos ambientais. Isto deve ser encorajado, evidentemente, uma vez que muitos consumidores procuram ativamente empresas sustentáveis, e muitos investidores procuram empresas com um forte desempenho dos ESG.

Em empresas maiores, especialmente, os acionistas e investidores estão geralmente mais preocupados com os retornos financeiros do que com os objetivos de sustentabilidade. Embora muitas soluções sustentáveis tenham custos iniciais mais elevados – se pensarmos nos painéis solares em comparação com o pagamento de eletricidade, ou um carro elétrico versus um a gasolina – são mais baratos em longo prazo. O mesmo acontece com os recipientes farmacêuticos – os recipientes Híbridos custam mais em comparação com uma solução de sentido único, mas vale a pena em longo prazo quando se tem em conta quase todos os produtos que chegam ao destino sem uma excursão de temperatura, o que significa que não há custos de reteste, ou de refabricação.

Equilibrar os dois pode ser um desafio, mas há uma mudança com cada vez mais empresas a integrar os indicadores-chave de desempenho do ESG nos objetivos de gestão, e a relatá-los juntamente com o desempenho financeiro.

A maioria das empresas está a fazer o que pode para assegurar uma maior sustentabilidade na forma como operam, e na forma como os seus produtos são concebidos. Mas isso não precisa prejudicar os seus resultados. Ao colocar benefícios financeiros e ambientais em longo prazo sobre os lucros em curto prazo, é possível que uma empresa seja… Simultaneamente sustentável e lucrativa.

Fonte: https://sustainabilitymag.com/esg/sustainability-good-business-and-morals-says-skycell

Marcado em: ADS, ADS Logística Ambiental, economia circular, Logística, logística reversa, meio ambiente, resíduos, sustentabilidade

Leia a seguir

resíduos
Os resíduos que a empresa gera: o que sabemos?
Nespresso
Nespresso fornece café para marca de tênis vegano circular
A economia circular e a nova estrutura de trabalho das empresas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Nespresso

    Nespresso fornece café para marca de tênis vegano circular

    Em parceria com a portuguesa Zèta, a Nespresso ...
  • ESG

    As 5 avenidas de criação de valor que o ESG abre

    Sua política ambiental, social e de governança ...
  • resíduos

    Os resíduos que a empresa gera: o que sabemos?

    Em tempos de disseminação acelerada de informaç...
  • latas

    Brasil recicla 98,7% das latinhas e bate recorde histórico

    Com 33 bilhões de latas recicladas em 2021, é o...
  • ESG

    O dilema do ESG prova o valor dos negócios sustentáveis

    À medida que os investidores questionam o valor...

ARQUIVOS

  • maio 2022
  • abril 2022
  • março 2022
  • janeiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • março 2020

CATEGORIAS

  • Inovação
  • Logística
  • Meio ambiente
  • Notícias

Alameda Araguaia 3858 - Alphaville Industrial - Barueri - SP - CEP 06455-000
Telefone - 11 3765-1551 | Email: contato@adslogisticaambiental.com.br

© ADS Logística Ambiental. Todos direitos reservados | Desenvolvido por TR Designer.

TOP
WhatsApp us