Hoje em dia, a sustentabilidade é frequentemente vista como uma palavra da moda – uma palavra que tem tanto significado, mas muitas vezes é diluída pelo uso excessivo, criando confusão sobre o que realmente significa no mercado. Devemos ir além de ver a sustentabilidade como um descritor e começar a vê-la como uma ação. A sustentabilidade não é apenas uma ferramenta útil para gerenciar riscos, mas também está na vanguarda da inovação e nos permite pensar em novas maneiras de atender nossos clientes, envolver nossos funcionários, apoiar nossas comunidades e gerar valor de longo prazo para nossos acionistas.
As discussões sobre sustentabilidade tornaram-se mais comuns na força de trabalho de hoje, graças a um cenário geopolítico e macroeconômico em mudança. O aumento de tendências seculares está criando uma necessidade agora, mais do que nunca, de nos adaptarmos e envolvermos nosso pessoal, produtos e parcerias para continuar fornecendo soluções inovadoras.
Alavancar parcerias com a comunidade também é um componente chave para desenvolver e lançar uma estratégia de sustentabilidade bem-sucedida. Este esforço não é para contribuir com dinheiro; trata-se de investir em um resultado de longo prazo que beneficie todas as partes interessadas.
Sustentabilidade é sobre “pensamento sistêmico”, um meio de colaborar com as partes interessadas e olhar para as complexidades do mundo reunindo totalidades e relacionamentos para desenvolver ações efetivas em um ambiente complexo.
Para evitar que a sustentabilidade se torne uma palavra vazia da moda global, ela precisa ser a maneira como o mundo funciona.
Fonte: Susteintability Mag